Um áudio gravado pelo prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin (PL), na quarta-feira (8/5), desencadeou um embate com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta. Feltrin reclamava:
– Os recursos (do governo federal para socorro aos municípios) não estão chegando. Nós não temos nenhum depósito até agora.
Segundo Pimenta, o áudio chegou ao presidente Lula, que pediu a ele que telefonasse a Feltrin. Foi o que fez, procurando saber “se tem alguma coisa pendente, que nós queremos agilizar” . Feltrin, que gravou a conversa e a publicou em rede social, exaltou-se (confira abaixo trechos da conversa entre Feltrin e Pimenta). Outra gravação da conversa, com mais trechos, também foi apresentada em rede social do deputado estadual Pepe Vargas (PT)
Nos comentários da postagem de Feltrin, o deputado federal Luciano Zucco (PL) atacou: “Prefeito sendo intimidado pelo ministro Pimenta.”
O relato acima é uma mera descrição, mas fala por si. Há um recurso emergencial, para ações imediatas – de até R$ 300 mil no caso de Farroupilha – acessível a partir de portaria, datada de 7 de maio.
O município precisa encaminhar o requerimento à Defesa Civil, e o recurso é repassado em até 24 horas. Na quinta-feira à tarde, Feltrin disse à coluna que os R$ 300 mil ainda não haviam chegado. Questionado se Farroupilha havia enviado o requerimento à Defesa Civil, ele respondeu positivamente, com um emoji. Em um segundo momento, o governo federal vai destinar recursos mais volumosos, para ações de resgate, limpeza e reconstrução, que exigem formular um plano de trabalho.
Não se faz política nesse tom de enfrentamento. Ser enérgico até faz parte, mas em outro momento, não nesse, de tragédia climática e humanitária, e é preciso cuidar o tom. Espera-se de quem está à frente de postos de comando na administração pública mais discernimento e serenidade.
Trechos da conversa
Paulo Pimenta: "Prefeito, o presidente Lula tomou conhecimento do seu vídeo e pediu para fazer contato com o senhor."
Fabiano Feltrin: "O senhor tá me ligando pra me xingar ou pra ajudar?"
Paulo Pimenta: "Não, prefeito, é que tem alguma coisa pendente que nós queremos agilizar para o senhor?"
Fabiano Feltrin: "Pendente?! As coisas estão pendentes em todos os municípios! Precisamos de dinheiro, ministro! Pendente?! Temos que ter dinheiro da Defesa Civil, pra nossa defesa aqui nos municípios. O intuito da sua ligação é pra quê?"
Paulo Pimenta: "Tem alguma coisa ainda que o senhor tenha solicitado que ainda não tenha sido aprovado, prefeito?"