O prefeito Adiló Didomenico foi cumprimentar os novos capinadores da Codeca que estavam trabalhando na manhã desta quinta-feira na entrada do loteamento La Paloma, na Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho, quando reconheceu as dificuldades em dar conta da demanda na capina da cidade. Ao mesmo tempo, comprometeu-se que o serviço irá melhorar, e deu até prazo: entre um e dois meses.
— Não está bom, nós sabemos. Quando o senhor e a senhora reclamam da capina, nós reconhecemos toda sua razão. Justamente, estou aqui acompanhando o trabalho de novos capinadores, cujo concurso foi feito em novembro do ano passado, praticamente dobrando a equipe. Vai ficar muito bom, pode ter certeza. Eu posso afirmar. É questão de um ou dois meses, a situação da capina em Caxias vai estar muito melhor — comprometeu-se em vídeo que postou em rede social.
Até esta quinta-feira (18), a Codeca chamou 56 novos capinadores. Parte deles, cerca de 40, já começou a trabalhar na semana passada nas ruas da cidade. Ao final da convocação, a equipe terá mais de 150 capinadores, informou a assessoria da prefeitura. A capina é feita em rodízio, e o tamanho da equipe costuma comprometer o trabalho, pois não dá vencimento do ciclo do crescimento do mato. Quando uma equipe retorna a um endereço, no ciclo seguinte, o mato já cresceu bastante. A esperança do prefeito é que, com mais capinadores, o atendimento possa melhorar e tornar-se mais ágil.
A zeladoria da cidade que inclui a capina, além de uma série de outros cuidados com as ruas e espaços públicos, será um dos temas centrais da campanha à prefeitura, e é ponto bastante criticado por vereadores nas sessões da Câmara. Até agora, vem sendo um "calcanhar-de-Aquiles" para a prefeitura.
Adiló e o sofá descartado na rua
Adiló parou para cumprimentar os trabalhadores quando viu um sofá descartado irregularmente em via pública. Ele não titubeou: sentou no sofá e gravou outro vídeo, que postou em rede social:
— Este sofá ficaria muito bem na casa, na sala de quem descartou ele, mas aqui não fica legal. Isso aqui foi descartado de forma incorreta, além de atrapalhar o trabalho do pessoal que vem fazendo a roçada, tem de deslocar um caminhão especial para fazer a coleta. Nós reiteramos: 3224-8000 é o telefone do Alô, Codeca. A Codeca faz a coleta desse móveis e utensílios gratuitamente, é só programar — conclamou o prefeito.