A queda de braço no Progressistas em torno do apoio do partido na eleição a prefeito de Caxias do Sul teve novo capítulo nesta segunda-feira. O vereador Alexandre Bortoluz, que é presidente local do partido, mais os vereadores Adriano Bressan (ainda no PRD) e Gladis Frizzo (ainda no MDB), que devem ingressar no Progressistas nesta janela partidária, reuniram-se em Porto Alegre com o ainda presidente estadual da legenda, deputado federal Covatti Filho, e com os deputados estaduais Pedro Westphalen e Guilherme Pasin. Covatti já havia abençoado a parceria com partidos de direita em torno do nome do vereador Mauricio Scalco (PL) para a prefeitura em visita a Caxias em 15/2. Gladis e Bressan ainda falam em “alguns detalhes” para ingressar no PP, mas a foto dos vereadores com os deputados progressistas (acima, com Covatti) sacramenta que a filiação é questão de dias. E então Gladis poderá ser confirmada como nome a vice na chapa de direita.
Poderá ser, pois o Progressistas ainda tem seu imbróglio interno para resolver. Há a dissidência, integrada pelo vice-presidente da executiva, Marcelo Vanzin, e por representantes dos movimentos partidários Afro, da Mulher e da Juventude, que prefere apoio ao nome do prefeito Adiló Didomenico à reeleição. E, se os adeptos da frente de direita recorrem a deputados importantes, que os receberam nesta segunda-feira, os dissidentes recorrem ao deputado federal Afonso Hamm, que assumirá a presidência do PP gaúcho. O grupo dissidente, inclusive, tirou foto com Hamm em sua recente visita à Festa da Uva e historiou a cronologia da queda de braço interna.
A questão caxiense, como se vê, está movimentando lideranças estaduais do Progressistas, que certamente pesarão na tomada de decisão. O apoio de deputados importantes é relevante, e um trunfo dos que apoiam a frente de direita. Mas a dissidência não desistiu. Ao mesmo tempo, Bressan e Gladis, que já assumiram o discurso e o estilo contundente dos integrantes da frente de direita, podem ingressar em um partido com a unidade prejudicada e sem uma decisão consolidada sobre o rumo da legenda.