O diretório do MDB caxiense irá definir na primeira quinzena de abril quem será o candidato do partido a prefeito. O colegiado partidário reuniu-se domingo (3/3) à tardinha, quando promoveu reunião-geral de filiados e simpatizantes para tratar das eleições municipais. Os postulantes ao cargo majoritário são o vereador Felipe Gremelmaier e o ex-deputado federal Mauro Pereira, que apresentaram no encontro as suas trajetórias e pretensões. Eles irão disputar o voto de 45 integrantes titulares do diretório. Na falta de algum, ou na substituição, há 15 suplentes.
O presidente do MDB caxiense, Carlos Búrigo, abriu a reunião do diretório e deu a linha de trabalho da sigla: buscar o equilíbrio com foco na construção de uma cidade melhor, sem entrar em polarizações que têm caracterizado a discussão política nacional. O ex-governador José Ivo Sartori participou da reunião por chamada de vídeo (foto acima). A manifestação de Sartori, que reforçou as diretrizes do partido, as pretensões e a linha a ser seguida pelos candidatos do MDB, foi bastante sintomática. Ele, que declinou da convocação do partido para disputar a prefeitura de Caxias do Sul, mencionou ser importante ter pessoas com vontade de concorrer do que alguém que pudesse concorrer com menos aspiração.
Felipe e Mauro são espíritos de convivência democrática e já sinalizaram que saberão aceitar a decisão do diretório:
– Foi bem positiva a reunião, o pessoal se expressou. O (presidente Carlos) Búrigo colocou que, se não houver desistência, vai para o voto, democraticamente. É até salutar, não vejo problema – destacou Felipe.
– O partido vai ter de decidir. O que o partido decidir, eu vou aceitar. Duas vezes tentei ser candidato a prefeito e não tive êxito. Estou feliz por ter colocado o meu nome à disposição – expôs Mauro.
Segundo Búrigo, a forma como será realizada a votação ainda não está definida. O MDB estará a partir de agora em disputa interna pela indicação do partido para a eleição majoritária.
Mauro indicou Búrigo
Postulante à indicação do partido, o ex-deputado Mauro Pereira lembrou em sua manifestação que o presidente da sigla, deputado estadual Carlos Búrigo, não colocou o nome dele à disposição para concorrer, mas está preparado.
– Não colocou o nome à disposição, mas nós temos aqui um nome preparado, homem das finanças do Sartori, do planejamento. Na reunião, eu disse que ele deveria ser candidato a prefeito também. Ele escutou e agradeceu – disse Mauro.
A coluna colocou para Búrigo se o "cutucão" de Mauro tinha produzido algum efeito, mas ele não retornou. O texto informativo do MDB informou que os postulantes à indicação para concorrer à prefeitura são Felipe e Mauro.