O ex-prefeito de Caxias do Sul e ex-governador José Ivo Sartori (MDB) voltou a ser convocado no sábado (9/12), no Congresso Estadual do MDB (foto), na Assembleia, em Porto Alegre, para disputar a eleição à prefeitura. O MDB estadual entende que a candidatura de Sartori será um elemento mobilizador na disputa pelas prefeituras no Estado.
– Sartori, você precisa cuidar bem de Caxias, contamos contigo – disse o ex-governador e ex-senador Pedro Simon.
– Sartori, a sua candidatura serve de incentivo e estímulo para todos os companheiros do RS – reforçou o secretário estadual do Desenvolvimento Social, Beto Fantinel.
Como de costume, Sartori foi cauteloso e não respondeu ao chamamento, que já fora feito pela primeira vez no encontro Mobiliza 15 em Caxias, em outubro.
– Vamos fazer o dever de casa – limitou-se a dizer, uma sugestão para que o partido siga priorizando a organização partidária e o debate com as comunidades.
Há emedebistas que se entusiasmam com a perspectiva de Sartori concorrer. E há observadores da cena política caxiense que dizem que Sartori não vai para a disputa, amparados em observações que recolhem dos bastidores. Inclusive, internamente ao MDB caxiense, a demora incomoda alguns emedebistas, por travar um rumo para o partido. Há algumas – bem poucas – lideranças locais que relatam ter conversado com Sartori recentemente, e que há futuro sobre uma candidatura. De concreto, Sartori não avança, como deixou claro de novo no congresso do MDB.
Do momento atual, em que Sartori reforça a cautela, retiram-se alguns poucos indicativos. A hora de dizer “não” à convocação do partido é o quanto antes. Ele sabe disso. Quanto mais o tempo passa sem uma definição, mais cresce a chance de Sartori dizer “sim” ao partido, pois dizer “não” muito tarde fará o MDB perder tempo. Outra leitura é que as lideranças emedebistas estão colocando Sartori em uma saia justa. Ele não tem obrigação partidária de aceitar concorrer a prefeito em Caxias. A convocação reiterada indica que nem às lideranças de partido Sartori está abrindo o jogo.
Garantia de nome próprio?
O comando emedebista em Caxias garante que o MDB será protagonista em 2024, conforme orientação reforçada no congresso estadual do partido, no sábado. Significa candidatura própria. Nos bastidores, no âmbito de lideranças de outros partidos, há observadores que apostam haver espaço para a dobradinha PSDB-MDB, reproduzindo aliança do governo do Estado. É muito improvável. O MDB garante que terá candidatura própria. No entanto, intenções muitas vezes podem se submeter a circunstâncias políticas. A indefinição emedebista abre espaço para que cogitações prosperem.