Comitiva caxiense, com a vice-prefeita Paula Ioris à frente, cumpriu agenda de divulgação da Festa da Uva em Brasília. Já o prefeito Adiló Didomenico preferiu não ir para convidar o presidente Lula, uma agenda institucional prioritária para prefeitos. A justificativa oficial é de que ele recém retornava de viagem a Dubai, onde participou da COP28, e não havia confirmação sobre a data exata da agenda com o presidente.
Na quarta, dia do convite a Lula, ele dedicou-se a uma agenda em Porto Alegre, de certificação da Sala do Empreendedor da prefeitura com o Troféu Diamante, distinção máxima concedida pelo Sebrae. O troféu foi recebido por Adiló (na foto acima, ao centro) e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Élvio Gianni (na foto, ao lado direito de Adiló).
Sem aparecer com o presidente Lula
Assim é que, diferentemente dos convites anteriores a presidentes, que ocorreram com o peso institucional dos prefeitos, desta vez, para a Festa da Uva 2024, ficará registrado para a posteridade, na foto acima, a vice Paula Ioris cumprimentando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Assumiu a incumbência institucional, no vácuo do prefeito, e desempenhou bem. E Adiló não aparece ao lado de Lula. O prefeito terá nova chance de estar ao lado do presidente se ele aceitar o convite e vier a Caxias do Sul na abertura da Festa da Uva. E aí, a incumbência será dele.