O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu convite, na tarde desta terça-feira (12), para participar da Festa Nacional da Uva 2024. Lula encontrou-se com uma comitiva do evento, que viajou a Brasília na segunda-feira (11) para uma agenda de divulgação na Capital Federal. No total, serão três dias de compromissos em ministérios e órgãos federais. O retorno do grupo está previsto para quinta-feira (14).
Como já é tradição do encontro dar presentes ao chefe do Executivo nacional, a comitiva entregou ao presidente Lula uma caixa personalizada com garrafas de vinhos caxienses. O presidente da Festa da Uva, Fernando Bertotto, mostrou-se empolgado após a agenda, relatando que Lula foi "super-receptivo", tirando fotos com o convite junto com a rainha e as princesas.
— Ele foi super-receptivo, recebeu convite das princesas e da rainha. Entregamos a ele um presente personalizado, com uma caixa com três garrafas de vinhos de Caxias. Ele perguntou se eram bons, e disse que o interessa muito voltar a Caxias, porque ele tem boas recordações na cidade — definiu o presidente da Festa.
Além de Bertotto, integraram a comitiva a rainha Lizandra Mello Chinali e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho. Também estão na Capital Federal a vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris (PSDB), a diretora social da Festa, Paula Viezzer, e também o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias (CIC Caxias), Celestino Loro. A deputada federal caxiense Denise Pessôa (PT-RS) também acompanhou a comitiva nas agendas.
Pela manhã, a comitiva teve encontro com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto (PT). À tarde, o grupo se encontrou com o presidente Lula, e na sequência teve agenda no Ministério do Turismo, pasta comandada por Celso Sabino (União Brasil). Também foram realizados encontros com os ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Almeida, e da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos (PCdoB). A vice-prefeita caxiense Paula Ioris definiu os encontros como "muito bons":
— Pessoal está nos recebendo muito bem, com reconhecimento da cidade, da Serra gaúcha e da Festa Nacional da Uva.
Na agenda da comitiva na Capital, estão previstos encontros para levar convites aos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). O grupo ainda deve reunir-se com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Henrique Baqueta Fávaro, e com representantes da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
Presença em Brasília é tradição
Visitas de comitiva da Festa da Uva, compostas pela rainha e pelas princesas, além de representantes do poder público, são consideradas uma tradição na divulgação do evento. Em 2021, com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o trio de rainha e princesas entregou o convite pouco antes de uma cerimônia de assinatura dos contratos do leilão do 5G. Na ocasião, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) também participou da comitiva.
Neste ano, para divulgação da Festa da Uva 2024, a comunicação da prefeitura explicou que já estava prevista a ida da vice Paula Ioris, em função da viagem de Adiló a Dubai, para participar da COP28. Além disso, ainda havia indefinição de agendas, que impediram a presença do prefeito na Capital — a audiência com o presidente Lula na tarde desta terça-feira só foi confirmada pela manhã.
Em janeiro de 2019, durante a gestão do ex-prefeito Daniel Guerra (Republicanos), a comitiva da Festa ocorreu foi recepcionada por Bolsonaro no gabinete da Presidência, sem a presença de Guerra. Em fevereiro de 2016, a então presidente Dilma Rousseff manteve agenda com a Festa da Uva e o então prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) durante uma hora no Palácio do Planalto — encontros como esse duram, em média, 20 minutos. Dilma foi a última chefe de Estado a participar da abertura do evento, em 2014. Nas edições seguintes, 2016, 2019 e 2022, o governo federal enviou ministros ou vice-presidentes da República para representar os presidentes.