A frase do ex-presidente do MDB caxiense Ari Dallegrave traduz a expectativa dos emedebistas sobre a eleição municipal de 2024:
– Enquanto ele (ex-prefeito e ex-governador José Ivo Sartori) não disser “não”, ele está com o nome circulando.
A frase de Dallegrave é inspirada em outra declaração de Sartori, que costumava responder sobre se seria candidato ou não:
– Se não posso dizer que sim, também não preciso dizer que não.
A expectativa dos emedebistas caxienses é de contar com Sartori candidato, o que, politicamente, é praticamente inviável. Sartori já venceu a etapa de ser prefeito, tornou-se governador, e certamente não encerrou sua carreira política, mas pode pensar em outros voos. Na eleição para prefeito, está ajudando desde já o partido na série de eventos Mobiliza 15, para mobilizar a legenda pelo Estado, pois tem muito a contribuir.
A frase de Dallegrave, no entanto, carrega uma informação relevante: Sartori ainda não disse “não” para concorrer.
O MDB, na comparação com os movimentos de outros partidos para 2024, tem sido discreto. Está alinhando ideias para a cidade, em reuniões internas semanais. Alianças e nomes vêm depois – a não ser que o nome seja Sartori.
É uma postura diferente da de outros partidos. O PDT, por exemplo, tem entabulado conversação com diversas siglas a partir do centro – leia-se MDB – para a esquerda. Já a direita está bastante adiantada na articulação em torno de uma candidatura já colocada.
Em especial, "do centro para a direita"
A velocidade e a prioridade das definições visando a 2024 são uma questão de estratégia política. O MDB tem a sua bem definida.
O MDB fala em voltar a ser protagonista. O partido reduziu pela metade sua bancada na Câmara. Precisa ter candidato a prefeito, para fortalecer e aumentar o número de cadeiras. Mas admite conversações, e o presidente Carlos Búrigo deu uma informação importante: vai buscar partidos para conversar, mas “principalmente do centro para a direita”. É uma definição política importante, capaz de produzir efeito na composição do cenário eleitoral.