O jornalista Henrique Ternus colabora com o colunista Ciro Fabres, titular deste espaço
Em entrevista à Rádio Gaúcha Serra após o desfile das então candidatas a rainha da Festa da Uva, no último sábado (26), o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), comentou sobre o turismo na região, ao falar sobre o trabalho de convidar município, Estado e autoridades para prestigiar o evento em 2024:
– Nós temos que trabalhar Serra gaúcha, esquecer questão de uva, vinho e hortênsia. É Serra gaúcha!
Este é um assunto que já havia sido abordado pelo secretário estadual do Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Junior, no Viva Serra Talk, realizado em Gramado no último dia 15, que abordou justamente o turismo regional da Serra.
Na ocasião, o secretário em exercício informou que a pasta busca reduzir o número de regiões turísticas, como forma de regionalizar ainda mais o setor.
Unificar para se fortalecer
Para o secretário de Turismo de Caxias do Sul, Ricardo Daneluz, se trata de uma estratégia de “unificar o discurso”, para fortalecer a marca Serra gaúcha.
– É uma marca reconhecida nacional e internacionalmente, e que contempla todos os municípios da Serra. De uma forma estratégica, temos utilizado o nome Serra gaúcha para vender a questão de hortênsias, uva e vinho.
Ainda segundo Daneluz, a unificação das regiões turísticas também está nos planos do governo estadual.
– Há uma vontade do governo do Estado de trabalharmos melhor essa questão e aproximar mais os municípios da região. Tem sido muito importante e temos feito trocas muito boas com toda a região.