O jornalista Henrique Ternus colabora com o colunista Ciro Fabres, titular deste espaço
O PDT caxiense realizou, na segunda-feira (28) à tarde, a primeira reunião da executiva (foto) desde a escolha de Rafael Bueno como presidente da sigla, em 16 de julho. Segundo Bueno, o principal assunto debatido no encontro foi a universidade federal.
Nesta terça-feira (29), o partido publicou uma nota sobre o tema, declarando apoio ao pleito e a instalação da instituição na região Nordeste do Estado.
“A Comissão Executiva do PDT apoia a instalação de uma Universidade Pública em Caxias do Sul, que beneficiará toda a Serra gaúcha (...). Lembramos que o PDT, através de Leonel Brizola, tem em seu DNA a defesa da educação pública e de qualidade. Caxias do Sul é uma cidade polo da região e cabe ter esta demanda atendida para beneficiar os inúmeros jovens que buscam sua qualificação profissional. Somaremos esforços para transformar este sonho em realidade”, diz o texto.
Desde que voltou à pauta – em 6 de julho durante audiência pública sobre o PPA da União –, o assunto era encabeçado por lideranças do PT, e defendido em eventuais discursos na Câmara. Com o PDT, e o apoio do prefeito Adiló Didomenico (PSDB), o pleito começa a ganhar peso.
É um bom recomeço. Mas, para a universidade federal sair do papel e se concretizar, ainda falta muito.