A criação de uma universidade federal para a região nordeste do Estado para inclusão no Plano Plurianual (PPA) da União foi encaminhada em plenária para a construção do plano com a participação da comunidade, realizada segunda-feira, na Câmara. É o chamado PPA Participativo. A audiência em Caxias do Sul, proposta pelo deputado estadual Pepe Vargas (PT) e aprovada pela Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia, foi organizada em parceria com a Comissão de Legislação Participativa e Comunitária da Câmara, presidida pelo vereador Lucas Caregnato (PT).
A instalação de uma Universidade Federal da Região Nordeste é uma antiga reivindicação regional. Uma extensão da UFRGS na região chegou a ser articulada com a universidade gaúcha, mas não avançou. Uma região como a Serra Gaúcha não dispor de uma universidade pública, ao longo dos anos, sempre foi inexplicável. Agora surge a possibilidade de uma construção da oferta de ensino superior federal por outro caminho. A região já dispõe de unidades do Instituto Federal, o IFRS, mas uma universidade pública, como de resto há em Santa Maria, Pelotas e Porto Alegre, supre a legítima aspiração de filhos de trabalhadores de se tornarem médicos, dentistas, engenheiros e outras profissões universais, não abrigadas pela oferta de cursos técnicos mais relacionados à vocação regional - que também são importantes.
O PPA é o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do governo federal. E plenárias como a realizada em Caxias são uma das formas de participação da sociedade na construção do PPA, que permitirá aos cidadãos apontar diretrizes para as políticas públicas nos próximos quatro anos.
Representantes de entidades locais participaram e levaram sugestões ao PPA Participativo. Ao todo, 16 cidadãos deram contribuições e opiniões. Rodrigo Postiglione, do MobiCaxias, inscreveu propostas para revitalização do terminal ferroviário de Vacaria e a recomposição do Teto MAC (recursos para média e alta complexidade). Também foram citadas propostas de fortalecimento do Sistema Único de Saúde, saneamento
Votação até 14 de julho
O deputado Pepe Vargas salientou que as sugestões apresentadas precisam ser inscritas no site do governo federal.
— As pessoas têm que incluir a proposta, fazer divulgação da proposta, pedindo que as pessoas votem — explicou.
Cada cidadão ou cidadã pode apresentar três sugestões. Os projetos mais votados serão analisados pelo governo e poderão ser incluídos no PPA, cujo projeto que deve ser entregue no Congresso até 31 de agosto deste ano.
O governo já cadastrou 28 programas, que envolvem todas as áreas da administração pública. Os cidadãos podem votar em até três propostas até o dia 14 de julho no site brasilparticipativo.presidencia.gov.br.
Quem levou a proposta
A proposta de levar a criação de uma Universidade Federal da Região Nordeste para o Plano Plurianual foi apresentada na plenária do PPA Participativo por representantes dos movimentos estudantis, comunitários e sindicais, através de entidades como CUT, CTB, Sindiserv, UAB, Movimento por uma Universidade Popular (MUP) e União da Juventude Socialista (UJS).