Seguem os cortes de árvores, agora na Praça da Bandeira, em Caxias do Sul. Na segunda-feira (22/5), foram cortados mais seis ligustros e um jacarandá. Sete árvores, portanto. Ainda nesta terça-feira, os tocos estavam na praça (foto acima). Há duas semanas, outros quatro ligustros já haviam sido cortados na região, na calçada da Os Dezoito do Forte, do outro lado da rua.
Ainda que algumas árvores estivessem secas, como comprovam fotos enviadas pelo secretário do Meio Ambiente, João Uez, o cenário urbano e o patrimônio paisagístico de anos na Praça da Bandeira se perdem. Saem árvores adultas, que serão repostas, mas o déficit inicial do verde cresce e a referência arbórea se perde.
"Secas e podres e no intuito da revitalização"
O secretário Uez diz que as árvores cortadas estavam secas e podres.
– Eram necessárias as supressões. Precisavam ser cortadas há três anos. Eram árvores que estavam colocando em risco pessoas que passavam e no intuito da revitalização da Praça da Bandeira, que será adotada nos próximos 15 dias por um grupo de empresários de São Pelegrino. O município ficou com algumas tarefas como supressão de árvores secas, podas e melhoria das calçadas. Certamente serão plantadas outras. Não adianta só plantar, temos de replantar – diz ele.