Oito ligustros adultos foram cortados na madrugada desta terça-feira na Rua Ernesto Alves, na subida após a Rua Assis Brasil, em Caxias do Sul. Naquele trecho da rua, não há residências por perto. As árvores foram decepadas restando tocos de cerca de 60 centímetros de altura. A Secretaria do Meio Ambiente (Semma) não tem informações sobre quem fez os cortes.
— Não foi uma pessoa só. Quem fez tem noção de corte, usou motosserra muito boa. As árvores tinham cerca de 40 centímetros de diâmetro. Quem fez, não é amador, foi uma coisa direcionada para aquele local. Foi um serviço que não é rápido, deve ter demorado um tempo considerável os oito cortes — destaca o secretário do Meio Ambiente, João Uez.
Quem cortou as árvores?
A Semma não recebeu pedidos de corte das árvores nem autorizou. O secretário Uez fez boletim de ocorrência. Como é um trecho de poucas câmeras, a secretaria pretende percorrer casas próximas na busca por imagens.
Como foi um serviço que demorou algum tempo, o secretário também acredita que algum morador ou motorista possa ter visto a operação de corte. Ele pede, se alguém viu, que dê informações aos telefones (54) 3901-1445 ou (54) 99604-4438 ou pelo e-mail semma@caxias.rs.gov.br.
— Identificado quem fez, haverá procedimentos administrativos, com multa, e encaminhamento ao Ministério Público para que responda criminalmente — informa Uez.