Ao introduzir a palestra da RA CIC desta segunda-feira (24/4), o presidente da CIC (a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul), Celestino Loro, externou o que considera um abalo na confiança do setor produtivo nacional, “investidores e população em geral, na política econômica brasileira”. Na RA, a empresária e jornalista Soraia Hanna, sócia-diretora da empresa Critério Resultados em Opinião Pública falou sobre o tema Reputação e gestão de riscos: um caminho de profissionalização.
Loro exemplificou com a atuação do governo em recentes episódios, como a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia e a isenção ou não da taxação de produtos importados, e citou também “a falta de um projeto claro para o país” como aspectos que “estão minando a confiança dos setores produtivos”.
– É cada vez mais urgente um sistema de regras fiscais sólido, que nos dê confiança para investir e expandir os negócios. Precisamos saber qual é a regra do jogo.
Citou ainda a falta de ação do Congresso em aprovar reformas importantes, como a tributária, a administrativa e o arcabouço fiscal, “condições básicas para baixar a taxa de juros”.
– Em resumo, é hora de acionar o botão de alerta por alternativas para retomar o caminho do crescimento – finalizou.