A jornalista Juliana Bevilaqua colabora com a colunista Babiana Mugnol, titular deste espaço
Celestino Loro já foi diplomado e assume oficialmente a presidência da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul no primeiro dia do novo ano. O novo líder de uma das entidades mais representativas do Estado está otimista em relação a 2022, mas com os pés no chão.
— Como diria um ex-ministro da Fazenda, temos de ter um otimismo controlado — destacou, durante o programa Gaúcha Hoje, da Gaúcha Serra, nesta terça-feira (28), se referindo a Henrique Meirelles, ministro do governo Michel Temer.
Para Celestino, o próximo ano promete ser promissor apesar da inflação na casa dos dois dígitos que, como frisou, corrói a capacidade de compra das pessoas e tem impacto direto no comércio:
— Você não ganha em produto, você ganha em dinheiro. Se o produto custa mais caro, você compra menos produto.
Ele lembrou que a perspectiva para 2021 era ruim, mas ao longo dos meses "as coisas foram se acomodando". Segundo Celestino, a sociedade saiu de forma tardia "dessa arena ignorante de que se você defende máscara você é de um lado e se não defende é de outro".
— Claro que também essas questões todas da pandemia estão recolocando algumas coisas no comércio e isso impacta na vida da gente. O petróleo é um exemplo disso. Nossas empresas que mexem com comércio exterior têm desafios de logística, transporte, tempo, dólar e isso impacta no fornecimento de matéria-prima — acrescentou.
Demandas da CIC nas eleições 2022
Como faz tradicionalmente, a CIC estará presente no debate eleitoral deste ano levando as demandas do empresariado aos candidatos. Entre elas, a defesa da livre iniciativa e da democracia.
— Consumimos 40% de tudo o que produzimos para sustentar o Estado e fica a pergunta: qual o efeito prático que o Estado tem em nossa vida? Precisamos encontrar eficiência e produtividade no Estado — defendeu Celestino.
Temas caros à CIC, como infraestrutura e logísticas, seguirão como bandeiras da entidade. Um dos focos será o entorno e os acessos ao aeroporto de Vila Oliva.