O presidente da Comissão de Legislação Participativa e Comunitária (CLPC) da Câmara, vereador Lucas Caregnato (PT), confirma que foi procurado por representantes da UAB e da AMaesa para que a comissão “possa promover reunião ou audiência pública, ampliando o debate” sobre o assunto ocupação da Maesa.
– Eu fui procurado por eles e me disponibilizei. A comissão (CLPC) historicamente é uma comissão que faz trabalhos relacionados ao movimento comunitário, à UAB, aos bairros, e é nesse sentido que eu não vou me furtar de fazer essa discussão.
UAB e AMaesa protocolam nesta segunda-feira na Câmara ofício solicitando a participação da Comissão de Legislação Participativa e Comunitária no debate. As entidades entendem que a Frente Parlamentar A Maesa é Nossa “não contempla os movimentos sociais” nessa discussão.
– Eu componho a Frente Parlamentar, entendo que a frente também tem uma função. Nós precisamos discutir o modelo, o que está sendo apresentado pela gestão municipal é um modelo definido. Não há uma discussão maniqueísta contra a iniciativa privada. Mas o município precisa ter clareza do modelo que ele quer considerando a função pública daquele espaço. Do contrário, parece que vamos ter uma Maesa de poucos, e para poucos, em que poucos poderão frequentar e pagar – argumenta Lucas.
Assim, além das audiências públicas previstas a serem patrocinadas pela prefeitura (em 29 de março e 14 de abril) e pela frente parlamentar (em 25 de abril), deve se juntar pelo menos mais uma quarta audiência, a ser convocada pela CLPC.
Conversações na Maesa Cultural
Teve abraço à Maesa pela manhã, neste domingo, teve Feira Maesa Cultural, teve visitação guiada ao espaços internos da Maesa. E teve muita conversa sobre o principal debate em torno da ocupação da Maesa, quanto ao modelo de gestão.
Na foto acima, o ex-vice-prefeito Elói Frizzo (ao centro, gesticulando), a coordenadora de comissões anteriores sobre a ocupação da Maesa, Rúbia Frizzo, e a presidente do PDT caxiense, Cecília Pozza (ambas à direita), mais o vereador Rafael Bueno, presidente da Frente Parlamentar A Maesa é Nossa (à esquerda).
Na conversa informal, o calendário de audiências públicas, próximos passos, representação ao Ministério Público.