O bispo diocesano dom José Gislon foi eleito nesta quinta-feira (23) presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs). O nome dele foi apresentado e escolhido por aclamação. Gislon é representante da Mitra Diocesana no conselho, mas não esteve presente na reunião por participar de uma atividade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Brasília. A Mitra estava representada pelo conselheiro suplente.
O mandato é de três anos, e a posse ocorre em maio. Gislon substitui o representante da CIC (a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços), José quadros dos Santos, como presidente do conselho.
Para vice-presidente, foi escolhido o professor Cláudio Luiz Pessôa de Oliveira, por maioria de votos. Pessôa representa o município no Conselho da Fucs. Na reunião de quinta-feira, a vice-prefeita Paula Ioris fez sua estreia no conselho como representante do governo Estado. Ela tem Adir Rech como suplente.
O Conselho da Fucs é composto atualmente por sete membros com direito a voto: dois representantes da CIC – além de Quadros, Jaime Marchet – e um representante cada para o município, o Estado, a Fundação Virvi Ramos e a Mitra, além do reitor.
A Fundação Universidade de Caxias do Sul tem como suas mantidas a Universidade de Caxias do Sul (UCS), que é uma universidade comunitária; o Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (Cetec); as rádios educativas UCS FM, e o Hospital Geral (HG).
O bispo à frente da Fucs deve reforçar o olhar comunitário sobre as instituições mantidas pela fundação, em especial, o Hospital Geral.