No folclore nacional, e de certa forma também na vida real, diz-se que o ano começa efetivamente na Quarta-Feira de Cinzas. Hoje, portanto. Coincide de o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) ter reservado justo essa data para a “posse de novos integrantes do secretariado municipal”. O anúncio será às 14h, no Salão Nobre do gabinete do prefeito.
Houve uma primeira mudança no secretariado, anunciada em 1º de fevereiro. Com essa segunda etapa, agora, encerra-se a mudança mais ampla no primeiro escalão e, portanto, vida que segue, com o ano pela frente. Se o governo já tomou suas providências e encaminhou medidas nesses primeiros dias do ano, agora a equipe está reformatada e, teoricamente, as turbulências serão menores, ou a estabilidade será maior, para desenvolver o plano de ação.
A segunda etapa da reforma do secretariado inclui o embarque do PSB no governo, com Wagner Petrini na Secretaria da Habitação. É o componente político mais importante. De resto, os bastidores indicam remanejo nas posições em torno do gabinete, com o ex-prefeito Flávio Cassina (PTB), que assumiu interinamente a Habitação neste mês de fevereiro, sendo chamado a colaborar por seu histórico e experiência político-administrativa e legislativa. Ele deve ficar com a Secretaria de Governo, com os aproveitamentos em cascata de Grégora Fortuna dos Passos na Chefia de Gabinete e Cristiano Becker da Silva na Secretaria de Gestão e Finanças, mais a continuidade do aproveitamento de Gilmar Santa Catharina no governo.
O ambiente dos bastidores das novas indicações do prefeito Adiló é praticamente todo consensual. Ele indica que deve ser anunciado ainda um reposicionamento na Secretaria da Cultura, com o nome de Cristina Nora Calcagnotto, que ocupa cargo interno de assessoria técnica da pasta. Cris é filiada ao MDB e concorreu a vereadora na eleição passada, mas sua indicação é tratada dentro da cota pessoal do prefeito.
Equipe reformulada, o governo tem mais estabilidade a partir de agora para acelerar seus planos, pois já passou da metade do mandato e ano que vem é ano eleitoral.
Cota pessoal na Secretaria da Cultura
A indicação de uma filiada do MDB para a Secretaria da Cultura é da cota pessoal do prefeito. O MDB não quer saber de associação ao Governo Adiló – o que, de alguma forma, é inevitável com um integrante no secretariado.
– Convite pessoal, aceite pessoal, sem qualquer interferência do partido. O partido já tomou a decisão – diz uma liderança do MDB.
Refere-se à reunião realizada no início de fevereiro em que a executiva local decidiu por unanimidade dos presentes “declinar do convite de participar do governo municipal”.