O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), comunicou os novos nomes que irão compor o quadro das secretarias e primeiro-escalão do Executivo caxiense. As novidades foram anunciadas em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (1º), que começou por volta das 15h no Salão Nobre da prefeitura. O prefeito estava acompanhado da vice, Paula Ioris (PSDB), e da secretária de governo, Grégora Fortuna dos Passos.
Haverá alterações em pelo menos seis pastas nesse momento. A posse dos novos secretários será nesta quinta-feira (2), às 10h, no Salão Nobre. Para compor o quadro do governo, foram convidados tanto o PDT, que aceitou o convite com a entrada de Ricardo Daneluz na secretaria do Turismo, quanto o PSB, que neste momento não recebeu uma pasta pois, de acordo com o prefeito Adiló, o partido precisa "se organizar internamente". O prefeito também explicou que as mudanças são necessárias para mudar a dinâmica das pastas.
— Montamos um secretariado forte no início do governo, que enfrentou momentos difíceis como a pandemia e falta de recursos. Agora, depois de passada a primeira metade do governo, estamos fazendo alterações para mudar um pouco a dinâmica das secretarias, sem desmerecer o trabalho de ninguém. Alguns (que deixam a pasta) seguem na secretaria fazendo um trabalho colaborativo — explicou Adiló.
Para a vaga de Daneluz na Câmara, assume o primeiro suplente do PDT, Lucas Diel. Os secretários João Osorio, do Meio ambiente, e Daniela Reis, do RH e Logística, seguirão nas secretarias atuando de forma conjunta com os novos secretários, em cargos que ainda não foram confirmados. Na comunicação, Roberto Hunoff segue atuando no setor, que será agora comandado por Márcio Serafini.
As mudanças:
- Meio ambiente: sai João Osorio Martins, entra João Uez
- Urbanismo: sai João Uez, entra Giovani Fontana
- Habitação: sai Giovani Fontana, entra Flávio Cassina (interinamente)
- Coordenadoria de Comunicação: sai Roberto Hunoff, entra Márcio Serafini
- RH e Logística: sai Daniela Reis, entra Ronaldo Boniatti
- Turismo: sai Enio Martins, entra Ricardo Daneluz