A administração municipal de Caxias do Sul confirma os sinais de toda uma reacomodação administrativa em curso, que complementa as mudanças no secretariado que vêm sendo ventiladas. O Executivo enviou nesta sexta-feira à Câmara projeto de lei para transformar quatro cargos de diretor-geral já existentes em cargos de secretários adjuntos, com remuneração de 90% do subsídio fixado aos secretários municipais. O salário dos secretários passa a ser de R$ 15.679,82 em janeiro. Assim, o vencimento dos adjuntos ficará em 14.111,84. O projeto deve ser apreciado em sessões extraordinárias na Câmara nesta terça-feira.
A alteração, que deverá ser aprovada pela Câmara sem dificuldade, abre espaço para acomodações complementares e necessárias às mudanças no primeiro escalão e é um gesto de atenção a partidos da base. O prefeito Adiló Didomenico já confirmou que serão necessárias alterações por vacância em alguns cargos, como no comando da Festa da Uva e na Secretaria de Recursos Humanos e Logística, mas elas também servirão para ajustar gargalos de gestão e trocas políticas. Entre essas, o movimento mais comentado nos bastidores, e quase consolidado, é a ida de João Uez da Secretaria de Urbanismo, onde está na vitrine devido aos bons resultados do programa de regularização fundiária, para a Secretaria do Meio Ambiente. Giovani Fontana deixaria a Habitação para o lugar de Uez e o PSB, com o vereador Wagner Petrini, entraria no lugar de Fontana. E embarcaria no governo. Esse movimento só não está 100% confirmado devido a composições internas no PSB, sobre as quais Petrini manterá conversações no início da semana, mas deve acontecer.
Tudo isso, caso se confirmem todas as composições, somente deve ser anunciado pelo prefeito Adiló Didomenico em seu retorno das férias, em fevereiro.
Adjuntos para quatro pastas
Para compensar a criação dos cargos de secretário adjunto com salário maior, serão extintos sete cargos em comissão de auxiliar de gabinete (CC2), com salário atual de R$ 2.715,40 (sem reajuste). Conforme a secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, com isso não haverá acréscimo de despesas ao município. A proposta é que os cargos de secretários adjuntos sejam criados para as quatro secretarias com maior necessidade: Educação, Saúde, Obras e Serviços Públicos e Meio Ambiente.