Esta segunda-feira (12) é uma data importante para o cumprimento das etapas pós-eleição, até a posse. É o dia da diplomação do presidente e do vice eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ato formaliza a escolha dos candidatos eleitos e confirma que ambos estão aptos para a posse. Enquanto isso, os manifestantes apoiadores do presidente Jair Bolsonaro seguem na frente de quartéis. Agora tem carro estacionado na contramão e sob o espaço de deslocamento de pedestres.
Os manifestantes sentiram-se autorizados e estimulados pela primeira manifestação do presidente no Palácio do Alvorada a apoiadores depois da eleição, na sexta-feira (9/12). Bolsonaro emitiu declarações dúbias.
— Nada está perdido. O final, somente com a morte. Quem decide meu futuro, para onde eu vou, são vocês. Quem decide para onde vão as Forças Armadas são vocês.
Apoiadores viram sinais
Aliás, os apoiadores do presidente ficaram entusiasmados com a movimentação de blindados no Estado em caminhões do Exército e viram sinais de alguma iniciativa capaz de reverter o resultado das urnas. Vídeos com as imagens do deslocamento de blindados e outros equipamentos militares, inclusive passando por Caxias do Sul, inundaram aplicativos de mensagens.
O Comando Militar disse tratar-se de suprimentos vindos do centro do país e que se trata de transporte rotineiro. Já os blindados faziam parte de uma doação de 21 veículos do Exército Brasileiro ao Uruguai. A entrega estava marcada para a semana passada, em Santana do Livramento.