O vereador Rafael Bueno (PDT) lembrou na sessão desta quinta-feira da Câmara de Caxias do Sul que o artista plástico e ativista político Bruno Segalla estaria comemorando 100 anos nesta sexta-feira (7/10). Segalla teve participação ativa na vida cultural e política da cidade. Foi grande amigo do maior líder da história do PDT, Leonel Brizola, que também completaria 100 anos em 2022 – na foto, de 2007, Bruno (D) e Brizola (centro) no antigo Bar 13, com o então proprietário do bar, Valmor Berzaghi (E). Segalla tornou-se um dos grandes artistas plásticos do Estado e do país, foi metalúrgico e sindicalista, tendo deixado um acervo de obras espalhadas pela cidade.
A trajetória política e sindical inclui a presidência do Sindicato dos Metalúrgicos. Também foi vereador e suplente de deputado estadual, tendo sido cassado pela ditadura e preso duas vezes durante o regime militar.
Nesta sexta-feira pela manhã, a Câmara faz homenagem à trajetória de Segalla, recebendo familiares, amigos e colegas do escultor. Também será promovido um CinePlenário com o documentário sobre a vida do artista, produzido pela Spaghetti Filmes e chamado As Mãos de Bruno Segalla. É aberto ao público e começará às 10h, no plenário do Legislativo. Segalla morreu aos 78 anos.