Enquanto os movimentos e lideranças do MDB-RS afunilam o debate sobre o partido ter ou não candidatura própria ao governo do Estado, que se acirrou após a visita do presidente nacional da legenda, Baleia Rossi, ao RS semana passada, o pré-candidato ao Piratini, deputado estadual Gabriel Souza, segue em campanha. A mensagem trazida por Baleia, e os movimentos que fez no RS, ao reafirmar a expectativa da direção nacional do partido por uma aliança de centro, em torno do ex-governador Eduardo Leite (PSDB), não alteraram a movimentação de Souza, que vestiu o melhor figurino de pré-candidato.
Neste sábado (16/7), Souza esteve outra vez na Serra Gaúcha: passou por Bento Gonçalves para encontro com emedebistas, e depois rumou para Farroupilha, onde foi conferir as atrações da Fenakiwi (na foto), sendo recebido pelo prefeito Fabiano Feltrin (PP) e pelo vice, Jonas Tomazini (MDB). Uma semana antes, na sexta-feira (8/7), Souza havia visitado a Tramontina, em Carlos Barbosa, onde conversou com o presidente do Conselho de Administração da companhia, empresário Clóvis Tramontina.
No mesmo sábado, a Juventude do MDB no RS realizaria encontro em Farroupilha, para referendar apoio à candidatura própria. Foi constrangida e suspendeu o encontro devido a uma solicitação do presidente da sigla no Estado, Fábio Branco, decorrente da visita de Baleia, após a qual o MDB-RS aprovou indicativo para “ampliar debate sobre a sustentação do centro democrático”, isto é, na perspectiva de uma aliança com Leite. A formalização do apoio da juventude à candidatura própria iria na contramão dessa orientação.