O prefeito Adiló Didomenico, a vice, Paula Ioris, o secretário do Meio Ambiente, João Osório Martins, e o diretor da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Jorge Catusso, foram conferir os estragos ambientais de um lixão na Rua Líbera Rizzo (foto acima), no bairro São Caetano, na zona sul da cidade.
O ponto de descarte irregular de resíduos recentemente fez parte da ação do programa Caxias: Luz Cor e Flor, que revitaliza espaços da cidade. Também foi apontado como demanda na primeira edição do Câmara Vai aos Bairros, na Zona Sul. É um lixão histórico, que tem muitas vidas. O local é limpo e o lixão volta, pela ação de maus moradores.
Não conseguimos evitar o lixão?
A administração pública só pode limpar, tentar fiscalizar, o que nem sempre é possível, e fazer um apelo à comunidade:
– A população tem que fazer o descarte de lixo corretamente, nos locais onde passa a coleta. Esse descarte, além de ser um prejuízo ao meio ambiente, vira criadouro do mosquito da dengue – salientou Adiló.
A Secretaria do Meio Ambiente fará a limpeza do local, mais uma vez, colocará placas educativas e plantará árvores para revitalizar o espaço e inibir o descarte irregular.
A UAB (a União das Associações de Bairros) e associações de bairros precisam ajudar mobilizando e convencendo os moradores a cuidar dos bairros onde vivem.