Projeto recentemente lançado pela prefeitura, o Luz, Cor e Flor é uma iniciativa interessante de estreitar a relação com as comunidades, valorizando os espaços comunitários pela prestação de serviços e qualificação da infraestrutura. Há um complemento fundamental que precisa ser estimulado no projeto: a iniciativa das comunidades.
Na sessão da última quinta-feira (5/8), o vereador Zé Dambrós (PSB) lamentou que os lixões recolhidos tenham voltado na Zona Norte de Caxias do Sul.
— A comunidade precisa se conscientizar. Tem lugares em que passou três dias e voltou como estava. Então, eu acho interessante, precisamos unir mais as escolas com as associações de moradores, com as paróquias, com as igrejas, porque está muito difícil.
Esse deve ser um eixo decisivo do Luz, Cor e Flor, estimular nas comunidades o cuidado com o espaço que é de todos e a compreensão de que a tarefa não é só do poder público, mas também dos moradores organizados. Nesse aspecto, associações de moradores, clubes de mães, igrejas e escolas, especialmente, além de entidades comunitárias, desempenham papel fundamental de conscientização da população e vigilância para que os bairros e comunidades sejam cuidados por todos. Essas entidades podem e devem desenvolver campanhas comunitárias com esse foco.