O ex-líder de governo do prefeito cassado Daniel Guerra na Câmara de Caxias do Sul, Renato Nunes (PL), agora é CC do Governo Adiló. A nomeação dele consta da edição desta terça-feira (22/3) do Diário Oficial. Foi nomeado CC4 assessor de governo lotado no gabinete do prefeito. Na prática, ele será irá assessorar o Conselho Tutelar Macrorregião Norte. O salário de um CC4, já atualizado, conforme a folha de fevereiro, é R$ 3.487,69. Segundo a secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, a lotação dos conselhos é vinculada ao gabinete do prefeito, e as funções operacionais, vinculadas à Fundação de Assistência Social (FAS).
– Foi uma escolha da administração, o prefeito demonstra que não faz perseguição política. Ele se colocou à disposição, tem formação e experiência para a função – descreveu Grégora.
Semana passada, Nunes declinou do cargo que vinha exercendo como presidente da comissão executiva provisória do PL caxiense. Ele relembra que foi governo na época do prefeito José Ivo Sartori (MDB), oposição a Alceu Barbosa Velho (PDT) e governo novamente com Daniel Guerra (sem partido). Destaca sua formação em direito e estudante de gestão pública, tendo sido vereador por três mandatos e secretário da Habitação.
Sobre ter sido um crítico ferrenho dos governos dos quais Adiló fez parte, Nunes argumenta:
– No segundo turno (em 2020), apoiamos o candidato Adiló (Nunes foi candidato a prefeito naquela eleição). Mesmo estando em lados opostos à época, sempre me dei muito bem com o Adiló, sempre se mostrou uma pessoa diplomática e humilde, fico feliz pelo convite para ser coordenador de cartório do Conselho Tutelar Norte.
Nunes complementa:
– O Adiló participou de governos anteriores, mas ele nunca esteve à frente como MDB, PDT e PT. Qualquer um desses, mesmo que convidado, não aceitaria o convite.