O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo, declinou da indicação do Comune, o Conselho Municipal da Comunidade Negra, para receber a comenda Medalha Zumbi dos Palmares. A comenda é conferida em sessão solene no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e serve para valorizar pessoas afrodescendentes que tiveram e têm atuação relevante na comunidade.
A informação foi levada à Mesa da Câmara na sessão de terça-feira (9/11) em questão de ordem do vereador Renato Oliveira (PCdoB), no momento em que estava em pauta o requerimento para aprovação dos indicados pelo plenário.
O vereador Renato tentou justificar que o motivo seria “problema de saúde na família”. Contatado pela coluna, Assis foi claro: preferiu evitar polêmica. Refere-se ao questionamento de sua indicação pelo vereador Mauricio Marcon (sem partido), manifestada na sessão de 27 de outubro.
– Não é de bom alvitre para o Conselho ficar gerando polêmica na Câmara. Me sinto honrado pela indicação, mas não é uma coisa que tenha de fazer uma revolução. Surgiu toda essa celeuma que eu acho que não tem por que criar. Não vou ficar motivando polêmica para quem quer (fazer polêmica).
Em decorrência da solicitação do vereador Renato, o Comune precisará fazer nova indicação para substituir Assis Melo. Por isso, foi pedido o adiamento de um dia para a votação do requerimento.
Os outros dois indicados para receber a comenda Zumbi dos Palmares são Elza da Silva Braz, também indicada pelo Comune, e Saul de Medeiros, indicado pelos líderes de bancada na Câmara.