O secretário de Parcerias do RS, Leonardo Busatto, confirmou a nova localização sugerida para as quatro praças da Serra, mais a quinta, entre Portão e São Sebastião do Caí. A localização das praças ainda não é definitiva e pode mudar até a publicação do edital.
Com a ajuda dos grupos rodoviários da região, a coluna faz uma tradução da localização de cada uma das cinco praças:
Praça Farroupilha, na RS-122, no Km 45. Fica dois quilômetros adiante da Curva da Morte, para quem trafega bi sentido Caxias do Sul-Porto Alegre, a cinco quilômetros de São Vendelino.
Praça Flores da Cunha, no Km 103 da RS-122. Hoje está no Km 99,5. O recuo é o suficiente para evitar a alternativa do desvio do pedágio, que fica no Km 101.
Praça Carlos Barbosa, no Km 6 da RS-446. A seis quilômetros de Carlos Barbosa. O meio do caminho até São Vendelino fica no Km 11. A praça ficará mais perto de Carlos Barbosa do que de São Vendelino.
Praça Ipê, no Km 150 da RS-122, 23 quilômetros adiante do trevo de Antônio Prado, no rumo de Vacaria. O trevo fica no Km 127.
Praça São Sebastião do Caí, no Km 4 da RS-122. Há um recuo de quatro quilômetros no atual pedágio de Portão, na divisa entre os dois municípios, região do bairro São Martin. Para se ter uma ideia, o campus da UCS no Vale do Caí fica no Km 10.
Com a nova proposta de localização das praças de pedágio, o município de São Vendelino vai ficar de fato ilhado. Para onde se mexa, tem pedágio: para os lados de Caxias, de Porto Alegre ou de Carlos Barbosa.