O furto do busto do Duque de Caxias da Praça Dante Alighieri motivou discurso em tom de protesto do vereador Felipe Gremelmaier na sessão desta terça-feira (31). Geralmente retido nas cobranças à prefeitura (à exceção o governo de Daniel Guerra), o que não deixa de estar alinhado à postura aliada discreta do MDB com relação ao Governo Adiló, Gremelmaier contestou descaso com relação ao turismo (e seus símbolos).
— Se nós fizemos aqui cobranças com tudo aquilo que o governo Guerra não fez com relação ao patrimônio histórico da cidade, nós não podemos nos calar neste momento. (...) Está mais do que na hora de que se a gente quer preservar a história (...). Muito se falou em época de eleição no investimento no turismo, e o que está acontecendo não é investimento no turismo, pelo contrário, estamos regredindo no turismo. Está mais do que na hora de uma ação forte do Município — disparou o emedebista.
Questionou também o impacto pedagógico do sumiço constante do patrimônio histórico de Caxias.
— Vocês imaginem um turista chegando aqui vai entender o quê? As crianças das nossas escolas vão entender o que sobre a cidade?
O pronunciamento repercutiu entre outros parlamentares, que reforçaram a cobrança de Gremelmaier.