O vereador Felipe Gremelmaier (MDB) protocolou na quinta-feira (10/6) projeto para estimular estabelecimentos em prédios históricos de Caxias do Sul. Ele frisou que o projeto é autorizativo, com previsão de incentivos fiscais para empresas que aderirem à ideia. Como versa sobre tributos, o vereador é cuidadoso para evitar inconstitucionalidade. A ideia valoriza o patrimônio histórico da cidade, dando vitalidade a endereços centrais, bem como estimula a economia.
Gremelmaier lembra que Porto Alegre já se utiliza de espaços históricos para o funcionamento de iniciativas como restaurantes, livrarias, bares, lojas, cafés e atividades culturais. Esse é uma tendência urbana que valoriza a convivência, a qualidade de vida e evita a degradação de centros urbanos. O centro de Caxias tem rico potencial para aproveitamento, de acordo com o perfil do projeto. Hoje, a cidade não valoriza como deve o aproveitamento cultural e econômico. Em consequência, o Centro e outras regiões ficam desaproveitados, desertos a partir de determinados horários, oferecendo-se como ambiente à insegurança.
Complementar ao projeto, outras propostas podem surgir para induzir a ocupação e o perfil de empreendimentos em regiões como o centro histórico. Um roteiro gastronômico e cultural tendo a Avenida Júlio como referência para aproveitar seu potencial (foto) e ruas adjacentes teria o poder de imprimir outra feição à cidade, mais vitalidade, segurança e qualidade de vida.
Caxias do Sul ainda tem muitas barreiras a romper nessa área.