O jornalista Ciro Fabres colabora com a colunista Rosilene Pozza, titular deste espaço
Bastante elucidativa a manifestação de cada presidente dos partidos integrantes da coligação Levanta Caxias (PSDB, PTB, Solidariedade, PROS e PSC), que elegeu Adiló Didomenico (PSDB) e Paula Ioris (PSDB) para a prefeitura, a respeito de como participarão das conversações para definição do primeiro escalão do futuro governo (Pioneiro de 16/12).
Ficou claro que Adiló está com a caneta para rabiscar a lista.
— Ele (Adiló) mesmo está definindo o secretariado — disse Pedro Rodrigues, do PSC.
— O Adiló e a Paula vão selecionar e reunir os partidos para avaliar, mas a escolha vai ser deles — indicou Ozório Rocha, do PSDB.
— Eles (Adiló e Paula) têm de dar a abertura para indicar algum nome — posicionou-se Gilberto Meletti, do PTB.
Já Jair Zauza, do PROS, disse que "o secretariado vai ser uma construção entre todos, pelo que o prefeito disse".
— Os que estiveram coligados conosco apresentaram nomes, a maioria de candidatos vereadores — salientou Ozório.
As indicações partidárias das siglas que compõem a aliança são um caminho natural. A chapa eleita, em especial o prefeito eleito, ouvem, por uma questão de lealdadade e deferência a quem esteve junto desde o início. Adiló e Paula irão formatar e apresentar aos partidos nomes que eventualmente contemplem indicações, para validar a "construção coletiva", mas a relação será bem mais ampla.
Pelo indicativo dos presidentes dos partidos, a chamada "quota pessoal" do chefe do Executivo praticamente alcançará toda a equipe. Claro que a montagem de Adiló, com o apoio de Paula, será sensível a valorizar os parceiros da melhor forma. Mas a escalação do time é com eles.
Outras revelações e pistas de Ozório Rocha, presidente do PSDB:
— Entre alguns vereadores, ou quem foi eleito, tem nomes interessantes.
E ainda, sobre nomes do atual governo, e anteriores:
— Com certeza, tem alguns que interessam, apesar da prioridade ser por nomes novos.
Olha a pista importante. Nomes conhecidos terão peso na lista, até pela afinidade política e proximidade com Adiló. "Apesar da prioridade ser por nomes novos."
FICHA 1
A prioridade na definição do futuro secretário deveria recair sobre a Secretaria da Saúde, diante do momento terrível que o município vive com a pandemia aguda. Para começar a elaborar estratégia, diretrizes e ações.