A cidade está ganhando mais uma sinaleira para pedestre, e com tempo exclusivo para travessia (ao redor de 12 segundos), o que é mais importante. Também tem botoeiras sonoras para auxiliar a travessia de deficientes visuais. Fica no bairro Lourdes, na esquina da Os Dezoito do Forte com Treze de Maio. Cada semáforo destes é uma conquista comemorada pela Família Pedrosa, a Família Pedestre.
Ainda faltam muitas esquinas de risco para os pedestres.
Enquanto isso...
Em Londres, a administração da cidade quer instalar, nos próximos meses, 10 semáforos para pedestres que, por padrão, ficarão verdes para eles, ao contrário da operação habitual, que concede apenas alguns segundos para travessia sob a proteção do tempo exclusivo. Sensores detectam a presença de carros em aproximação e, nesse caso, interrompem o sinal livre para os pedestres para a passagem dos veículos. Logo depois, o semáforo retorna a liberar a passagem das pessoas. A lógica é inversa o que se tem hoje nas cidades.
A tendência mundial é de valorizar os pedestres, não o contrário, como é cultura hegemônica no Brasil e, em especial, em Caxias do Sul.