A cidade e o ambiente político de Caxias do Sul ficaram sabendo por volta das 17h30min de segunda-feira da renúncia do vice-prefeito Ricardo Fabris de Abreu (PRB). Fabris entregou a carta-renúncia na recepção da Câmara. Foi um enorme solavanco político. Mas não dá para dizer que houve exatamente uma surpresa. Os sinais estavam no ar há bastante tempo e se avolumaram desde que Fabris não foi o escolhido para a Secretaria de Segurança Pública – objeto de desejo do vice.Em entrevista do Pioneiro com os então candidatos a vice, no período de campanha, foi perguntado a Ricardo Fabris:
"Qual marca o senhor pretende deixar se for eleito vice-prefeito?" A resposta: "Um vice-prefeito que iniciou o processo de municipalização da polícia, que mudou a forma como a segurança pública é pensada no município".
Leia mais
Vice-prefeito de Caxias pode desistir de renúncia, diz especialista
Cargo de vice-prefeito não tem substituto
Vice-prefeito de Caxias do Sul diz que renúncia é "decisão pessoal"
Vice-prefeito de Caxias do Sul renuncia
Isso é tarefa para um secretário de Segurança, função para a qual Fabris não foi convocado pelo prefeito Daniel Guerra (PRB).
A partir desta escolha do prefeito, os sinais começaram. O mais visível e sintomático deles foi o perfil do Twitter de Fabris, onde escreveu “vice-prefeito por alguns dias”.
Todos negam ter sido a preterição de Fabris para a Secretaria de Segurança o foco do incêndio. Mas ela está no centro de seu descontentamento, que culminou ontem com o aviso de renúncia, que só se consumará às 23h59min do dia 31 de março de 2017.
Nada impede uma meia-volta
Foram 65 dias como vice-prefeito. Ou serão 90 dias, se considerado como marco da saída o dia 31 de março, indicado na carta-renúncia de Fabris à Câmara.
Informando que vai sair no final do mês, nada impede ao vice, no entanto, que revise o seu ato até lá, a qualquer momento, e decida prosseguir na função.
Mas a esta altura, politicamente, Fabris já não reúne mais as condições para ser vice-prefeito. Ocupar o cargo por mais alguns dias será mera formalidade.