A semana mais fria do ano, e que marca também o início do inverno, ajuda a explicar o porquê da companhia responsável pela distribuição de gás natural no Rio Grande do Sul ter Caxias do Sul como o principal foco de investimentos.
A Sulgás tem 80 mil clientes em 41 municípios e Caxias, depois da região metropolitana e de Triunfo, é a terceira região com o maior volume de gás consumido. A maior presença local é no ramo industrial. Mas o potencial de mercado residencial, pensando na região mais fria do Estado para o uso dessa fonte de energia para aquecimento dos lares, fez com que a diretoria da Sulgás desembarcasse em peso para estreitar laços com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de Caxias.
A empresa, privatizada há um ano e meio, investirá mais de R$ 350 milhões em estrutura nos próximos cinco anos e a cidade receberá a maior parte deste valor. O montante estimado para Caxias é na ordem de R$ 70 milhões só na infraestrutura dos gasodutos.
_ Nós fizemos todo um trabalho de levantamento junto à prefeitura, identificando as áreas de crescimento, cruzando com o Plano Diretor, e daí saiu um projeto que hoje é o maior da Sulgás para esse quinquênio _ destaca o diretor comercial da Sulgás, Silvio Del Boni.
Entre as nove grandes regiões mapeadas pela companhia em Caxias, o bairro Planalto foi um dos que apareceu em destaque.