O mês de março é marcado pela realização do principal concurso nacional de cervejas. E três marcas da Serra figuraram entre as Top 5 Cervejarias do Festival Brasileiro da Cerveja, que ocorreu em Blumenau.
A cervejaria Alem Bier, de Flores da Cunha, foi eleita a melhor cervejaria do país. Na verdade, ela é bicampeã nesta categoria, porque levou o mesmo prêmio em 2022. Neste ano conquistou, ao todo, 14 medalhas, sendo seis de ouro. É que a marca também obteve a primeira colocação com a melhor cerveja, com a Tannat Grape Ale, e a terceira posição, com a Viognier Grape Ale, mostrando que unir a expertise de vinhos da Serra com cerveja tem rendido bons frutos.
Em 2021, a cervejaria de Flores já tinha se destacado no concurso promovido anualmente pela Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura, com a Merlot Grape Ale. O produto recebeu a medalha de ouro no Best of Show da prova. A produção destas cervejas ocorre na Vinícola Monte Reale, de Flores da Cunha.
A Leopoldina, de Bento Gonçalves, também ficou entre as cinco mais premiadas do país, com 12 medalhas. E a La Birra, de Caxias do Sul, conquistou 10 medalhas e ficou como quarta melhor cervejaria do Brasil. Cabe destacar que a empresa de Caxias é a única que é exclusivamente cervejaria. A marca nasceu como bar que produz as próprias cervejas em 2015 e se estabeleceu como fábrica no ano de 2017, com uma capacidade atual de mais de 50 mil litros de produção mensal.