Foi lançada neste mês uma nova formação na Universidade de Caxias do Sul (UCS) voltada para a área de Ciências Exatas e Engenharias que atende a uma tendência dos mais variados segmentos, do ramo automotivo ao agro, passando por casas inteligentes e outros setores que apostam na internet para incrementar as funcionalidades de seus produtos. O curso de Tecnologia em Sistemas Embarcados tem duração de três anos e forma tecnólogos. Ele será oferecido no bloco 71, onde essa disciplina já está inserida nos currículos de alguns cursos de engenharia. As inscrições para o novo curso estão abertas, e a previsão é de que os primeiros alunos comecem a formação presencial na metade deste semestre.
De acordo com André Gustavo Adami, diretor da área de Ciências Exatas e Engenharias da UCS, a formação de Tecnologia em Sistemas Embarcados atende a uma demanda da diversidade de características econômicas de Caxias do Sul.
_ Quando pensamos em sistemas embarcados, pensamos em levar um computador para dentro do carro ou, no caso de Caxias, para dentro de um ônibus ou uma carreta, mas é muito mais amplo que isso. É levar para qualquer lugar que não precise conectá-lo em uma tomada. Pode ser para monitorar uma máquina injetora, para conferir o solo de uma propriedade rural ou para dentro de uma casa inteligente _ exemplifica Adami.
Outra justificativa para o lançamento do curso é agilizar a entrada de profissionais no mercado de trabalho.
— Em vez de ficar cinco anos, ou até mais, em um curso de engenharia, temos a formação de mão de obra mais rápida e focada em uma área que demanda bastante — explica o especialista.
Segundo o diretor da UCS, a formação recém-lançada é também uma das poucas do país nesta área específica. Segundo Adami, há outros dois cursos semelhantes, mas eles são oferecidos apenas no Paraná e em São Paulo.
Inteligência de frota
Já que abordamos o tema de tecnologia embarcada, cabe destacar que a Randon Implementos está disponibilizando ao mercado uma nova solução para gestão da frota de semirreboques.
Entre as novidades da linha New R, a Randon Smart é uma plataforma própria com sistemas de telemetria e sensoriamento que geram dados para controle e gerenciamento, combinados com a contratação de serviço de manutenção preventiva por meio da rede de distribuidores Randon.
A solução contempla controles e ações que possibilitam o rastreamento em tempo real, compartilhamento de localização, controles de quilometragem rodada, balança embarcada para controle de peso, além de georreferenciamento para delimitar zonas de interesse entre pontos de carga e descarga. Com obtenção de relatórios detalhados na plataforma, o gestor da frota pode otimizar o planejamento da viagem e reduzir custos.
Os serviços da Randon Smart começam a ser comercializados durante a Fenatran 2022 na compra de produtos da Linha New R.
O desenvolvimento da solução contou com a parceria da startup Delta Global, uma das investidas da Randon Ventures.