Foi emocionante a RA CIC desta segunda-feira (29) com o engenheiro mecânico e diretor-presidente da Susin Francescutti Metalúrgica. Já na primeira fala, o empresário de 95 anos envolveu o público ao lembrar que, quando criança, escrevia os números invertidos.
— Aí eu virei a folha para a professora. A gente não precisa ser igual a todos. E só girar e ter uma nova direção. É só querer e fazer — ensinou João Francescutti.
A empresa que fundou foi pioneira na fabricação de virabrequins. Se no início a fabricação deste componente levava cerca de um mês, hoje a empresa fundada por ele fabrica quase seis mil peças de variados tamanhos e exporta para outros países.
Ao relembrar sua trajetória, Francescutti também contou que começou trabalhando na agricultura, foi funcionário da Eberle, atuou com marcenaria e carpintaria, além de ter trabalhado em uma fábrica de motores. Foi em 1954 que fundou a empresa para atuar com consertos de motores. Com falta de peças de reposição no mercado, eles acabaram enveredando para este ramo.