A Universidade de Caxias do Sul (UCS) recebeu, nesta semana, a visita de uma comitiva do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que contou com a presença do presidente, Marcos Heleno Guerson.
O encontro selou a aproximação entre as entidades para a cooperação bilateral em pesquisa, desenvolvimento e inovação em grafite, grafeno e derivados. A parceria havia sido estabelecida ainda em 2021, mas o acordo foi assinado nesta visita.
A parceria coopera com as demais ações de qualidade voltadas à prestação de serviços tecnológicos da UCSGraphene, que também tem participação junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e na International Organization for Standardization (ISO).
Guerson destacou a intenção do Inmetro de atuar como um hub a partir da utilização dos laboratórios acreditados em rede, e a busca da autarquia por se colocar mais próxima do setor produtivo, destacando a importância da pesquisa aplicada em soluções industriais. Ele ainda abordou a proposta de criação de um Fórum do Grafeno. O reitor Evaldo Antonio Kuiava apresentou a estrutura, que conta com cinco laboratórios com ensaios acreditados pelo Inmetro.