O primeiro open mall da Capital Brasileira do Vinho, justamente no prédio que já abrigou a Vinícola Salton, não poderia deixar de ter uma enoteca. Entre as grandes marcas do varejo que vão compor o Piazza Salton, que abre ao público nesta sexta-feira (29), um dos destaques será a operação da vinícola que dá nome ao empreendimento. Com essa novidade, a empresa volta a marcar presença no endereço em que ocupou por 94 anos, de 1910 a 2004. O Piazza Salton fica localizado na área central de Bento Gonçalves. A estrutura histórica foi preservada na construção do novo shopping.
A Enoteca Família Salton, que será instalada no novo shopping de Bento Gonçalves, é inspirada no modelo inaugurado em abril de 2019 em uma casa localizada na Avenida Pacaembu, na capital paulista. Ainda que a inauguração da operação no mall a céu aberto em Bento não tenha uma data confirmada, a marca adiantou os planos para a coluna.
O foco será na experiência de consumo tanto para os turistas quanto para a própria comunidade de Bento Gonçalves e região, com ambientes temáticos especialmente pensados para valorizar os vinhos e espumantes. Haverá degustações orientadas e experiências enogastronômicas que poderão ser realizadas por casais, famílias, amigos, grupos e confrarias.
Quem visitar o local também poderá conhecer os diferentes terroirs de onde vêm as uvas utilizadas na elaboração dos vinhos e espumantes da Salton e exemplares de barricas usadas no amadurecimento das bebidas. No espaço, serão oferecidos os rótulos de edição limitada, mais exclusivos, e que antes só eram encontrados na loja junto à vinícola, situada no Vale do Rio das Antas, no distrito de Tuiuty, ou na Enoteca em São Paulo.
Entre esses rótulos, estão a linha Gran Família, com Salton Gerações e Salton Septimum, além de produtos da marca-conceito Domenico, como o espumante Giornata 140 e os vinhos Campanha Marselan & Tannat, Campanha Marselan e o Campanha Tannat. Rótulos premium, como os da Coleção de Adega, em que figuram os clássicos Talento, Desejo e Virtude, estarão ao lado dos espumantes da linha Salton Ouro.
Outra novidade, prevista para a metade deste ano, é a abertura da Casa di Pasto, inspirada na construção que deu origem à vinícola, no final do século 19. O novo espaço está em construção no roteiro turístico Caminhos de Pedra.
Com os dois novos empreendimentos, a Salton expande sua atuação turística em Bento Gonçalves, passando a contemplar outros pontos da Capital do Vinho, além da região do Vale do Rio das Antas, onde fica sua sede.
Outras marcas do varejo que estarão no shopping
O Piazza Salton também terá marcas que estreiam na cidade, como a pizzaria temática Toca da Bruxa, Magnabosco e Colcci, que já abrem as portas junto com o empreendimento, entre tantas outras como a Renner, Panvel, Gang, Havanna Café e Livraria Santos. Ao todo são 43 pontos comerciais, 31 lojas e 12 quiosques.
Entre estas novas operações, destaque para uma marca da região dando seu primeiro passo dentro de um projeto de expansão, que é a Magnabosco. A tradicional loja caxiense abre sua primeira unidade no formato cápsula, ou seja, espaço com até 200 metros quadrados. Segundo o CEO da Magnabosco, Pedro Sehbe, a empresa vai começar por Bento Gonçalves pela proximidade, familiaridade e carinho. Sehbe revela que apesar do mix conversar mais com a moda, a loja também vai entregar a linha casa com o conceito de morar e vestir.