A empresa mais lembrada do Rio Grande do Sul é da Serra e, ao todo, quatro companhias da região foram listadas entre as grandes marcas gaúchas do ano, a principal categoria do Marcas de Quem Decide 2022, pesquisa realizada em parceria com o Jornal do Comércio e a Qualidata. Na 24ª edição, a Tramontina ficou em primeiro lugar com 16,2% das lembranças dos gaúchos. No ranking das 10 mais citadas, as empresas da Serra mais bem destacadas são, nesta ordem, Marcopolo com 6,6%, Randon com 5,3% e Colombo com 3%. O levantamento entrevista gestores de negócios e altos executivos de empresas.
A Serra também esteve em peso na categoria especial de marca gaúcha inovadora. A Randon foi a mais lembrada por 8,3% dos entrevistados, seguida da Marcopolo e Tramontina. Nesta mesma categoria, a Marcopolo ficou em primeiro como marca preferida com 9,6% das respostas, seguida por Randon e Tramontina.
A região conquistou a lembrança dos gaúchos em outras categorias por segmento econômico. Em consórcios, a Racon foi a mais citada com 19,2% dos votos. A loja de eletrodomésticos mais mencionada foi a Colombo com 37,7% das menções.
Em bebidas, a categoria suco de uva foi uma novidade da pesquisa. E a Suvalan, de Bento Gonçalves, apareceu como a preferida por 17,2% dos gaúchos ouvidos. As categorias de vinhos e espumantes foram as mais disputadas com várias empresas da Serra entre as principais. Em vinhos, a Aurora foi a mais lembrada por 17,9% dos entrevistados, e a Miolo liderou como preferida, com 14,6%. Em espumantes, o destaque como mais citada foi da Salton, por 16,6% dos participantes da pesquisa. A Garibaldi ficou em primeiro lugar na preferência, com 13,9% das respostas.
Das Hortênsias, Gramado é o principal destino turístico para os gaúchos com 71,5% das menções. Destaque da mesma região para o Sicredi, originado em Nova Petrópolis, que foi a cooperativa de crédito mais lembrada com 87,4%. Outra cooperativa da cidade, a Piá, aparece como a preferida com 28,5% das citações. Mas a categoria de produtos lácteos tem outra empresa da Serra em destaque, a Santa Clara, de Carlos Barbosa, a mais lembrada com 30,5% dos votos. Da mesma cidade, a Tramontina é a marca de ferramenta manual mais lembrada por 47% dos gaúchos pesquisados.
Outras duas categorias estreantes no prêmio tiveram empresas da Serra como as mais lembradas. Em farinha de trigo, a Orquídea conquistou 22,5%. E a Marcopolo foi a fábrica de ônibus mais lembrada pelos gaúchos com 65,2% das respostas.