O projeto de um trem regional da Serra gaúcha é antigo. Estudos para reativar a malha ferroviária nos municípios da região Uva e Vinho chegaram a ser realizados, mas a viabilização não avançou. Nos últimos dias, uma movimentação diferente para tratar do mesmo tema ganhou força com o Consórcio do Trem Regional da Serra Gaúcha que está percorrendo 14 municípios da região para apresentar uma proposta que, em vez de reaproveitar os trilhos desativados, cria uma nova rota e abrange mais duas regiões: Hortênsias e Campos de Cima da Serra.
O que impulsiona o novo projeto, que prevê 372 quilômetros de malha ferroviária, é a intenção de que ele não seja viabilizado pelo poder público e, sim, com investimentos internacionais, segundo explica o presidente do consórcio, Arnildo Schildt.
— A projeção é de R$ 1,5 bilhão de investimentos de quem ganhar a concessão. Para os estudos do pré-projeto desta malha nova estão previstos 2 milhões de dólares — aponta Schildt, que também é voluntário do MobiCaxias (Mobilização por Caxias).
A entidade caxiense que tem uma câmara de infraestrutura fez a ponte com a The U.S. Trade and Development Agency (USTDA), um fundo americano que ajuda companhias do mundo todo a desenvolver projetos de desenvolvimento.
— Esse acordo para o aporte sinalizado pela USTDA de 2 milhões de dólares será assinado entre o Mobi e o fundo para os estudos de viabilidade do projeto a fim de atrair investimentos de empresas — explica o presidente do Mobi, Rodrigo Postiglione.
Os próximos passos envolvem a conclusão de audiências com o Executivo e Legislativo das cidades que manifestaram interesse em integrar o consórcio. Sete cidades dos Campos de Cima e Hortênsias já foram visitadas. Nestes municípios, a movimentação está mais adiantada porque, como não tinham o projeto antigo de revitalização de malha, alguns já têm leis delimitando locais para estações de passageiros e de cargas.
Na próxima semana, será a vez de Gramado e São Francisco de Paula abordarem o assunto. A partir do dia 5 de maio, o movimento estará na região Uva e Vinho, em cidades como Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha. Concluída esta etapa, está prevista uma audiência com todos os municípios em Caxias do Sul.
A expectativa, segundo o presidente do consórcio, é de que até a metade do ano todos os municípios já tenham definição e legislação sobre os acessos ferroviários, além de que os estudos do pré-projeto sejam concluídos até o fim do ano e que a licitação em busca de investidores no projeto possa ocorrer no ano que vem.