Após o setor moveleiro gaúcho encerrar 2021 com ótimo desempenho nas exportações, o mercado iniciou 2022 com um misto de otimismo e pé no chão. Mas os números apurados pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) mostram que vender para fora do Brasil continua sendo uma boa opção. Juntas, as empresas moveleiras de Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza movimentaram mais de 14,2 milhões de dólares no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2021.
No primeiro trimestre de 2022, os três principais compradores dos móveis “made in Bento” foram Estados Unidos, Chile e Uruguai. Já o maior crescimento entre os 10 destinos que mais importam da região ficou com o Reino Unido, um aumento de 95% na comparação com igual período do ano passado.
A tendência é de que o volume de negócios continue expandindo no decorrer dos próximos meses, boa parte como resultado das feiras Fimma e Movelsul, realizadas em março, que abriram negociações entre expositores e visitantes vindos de 40 países.