“A cidade estava vazia até o fim da tarde. De repente, lotou”. A frase de um motorista de aplicativo define o que representa a volta do Natal Luz com seus eventos presenciais. Só o espetáculo de abertura na quinta, com uma prévia da programação, foi suficiente para impulsionar a economia de Gramado em um dia que seria de baixo movimento. É claro que a proximidade com o feriadão é outro fator que ajuda a explicar o fluxo intenso de carros e os muitos estabelecimentos com filas na mesma noite de abertura do Natal Luz.
Entidades que representam o setor de turismo e hotelaria estavam ansiosas por esse momento da abertura da programação que mais movimenta a economia da cidade. No ano passado, apenas a decoração servia de atrativo para visitar Gramado na alta temporada.
A prova de que o Natal Luz é importante está também nos patrocinadores locais do evento. Um dos principais investidores com cota master na edição deste ano é o Grupo Golden Propriedades de Lazer, que aplicou cerca de R$ 2 milhões na programação. Está ao lado de grandes redes nacionais. É mais um indicativo do quanto a retomada do Natal Luz impulsiona a rede hoteleira e provoca um encantamento tão grande que faz com que o visitante se torne dono de uma propriedade ou, até mesmo, vire mais um investidor na região.