As projeções de vendas para o Dia dos Namorados deste ano estão bem mais otimistas do que as últimas datas comemorativas. O resultado positivo acima das expectativas no Dia das Mães corrobora a melhora de ânimo do consumidor. Segundo a pesquisa de intenção de compras apurada pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias do Sul, 57,7% dos consumidores devem ir às compras, representando um incremento de 25% nas vendas em relação a 2020. A expectativa é que o desempenho fique igual ou até supere os resultados de 2019, quando não havia casos de coronavírus.
Mais uma vez, itens de vestuário e calçados seguem como os preferidos dos consumidores, com 36,2% das escolhas, seguidos de chocolate (16,6%), flores (14,7%) e higiene e beleza (11,7%). Com média de 1,5 presente por cliente, o tíquete de investimento deve ficar em R$ 196,51, um leve crescimento de 4% frente ao ano anterior (R$ 189), e praticamente igual a 2019, quando ficou em R$ 195,92.
O levantamento também identificou que, além do presente, 75,9% dos entrevistados terão um jantar romântico na data e 23,6% farão um passeio ou viagem para celebrar.
Avaliação do sistema 3As
Além dos dados de compras, a pesquisa aproveitou para colher uma impressão, por parte da população, sobre o novo sistema 3As do governo do Estado, com alertas substituindo o antigo distanciamento controlado. Segundo o levantamento da CDL, 78,60% disseram que estão de acordo com o novo modelo, contra 11,71% que afirmaram não concordarem. Quase 10% não têm uma opinião formada sobre as modificações do controle.
Apesar do otimismo, o levantamento identificou que os consumidores estão cautelosos nas finanças e que, por isso, estão evitando fazer prestações. Quase 47% dos entrevistados farão o pagamento em dinheiro e 33,11% no cartão de débito.
A pesquisa também questionou os entrevistados se já tinham sido vacinados contra o coronavírus e 76,9% disseram que não. O percentual que respondeu que tomou a primeira dose foi de 15,1%. Somente 8% já tinham recebido as duas doses do imunizante.
Crescimento do consumo pela internet
Diferentemente dos últimos levantamentos, 52,7% dos clientes devem preferir adquirir produtos ou serviços no Centro, contra 8,9% das opções em lojas de bairro e 18,2% em shopping. O virtual local, que inclui as redes sociais, como Instagram e WhatsApp, e plataformas de e-commerce, tiveram um salto de 12%, passando de 2,4% em 2020 para 14,7% das intenções em 2021.
A pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias do Sul foi realizada entre os dias 26 e 30 de maio, com 518 moradores de diferentes pontos de Caxias do Sul. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.