A Universidade de Caxias do Sul (UCS) abriu, recentemente, uma nova turma em Manaus, no Amazonas, do Mestrado em Educação na modalidade de Projeto de Cooperação entre Instituições (PCI), em parceria com o Centro de Educação do Nordeste (CEEN). As atividades do mestrado iniciam no dia 10 de junho. Neste momento de pandemia e isolamento social, as aulas serão na modalidade online síncrona. Mas Manaus é só um dos exemplos de como o ensino remoto expande as fronteiras locais de ensino.
De acordo com Flávia Costa, pró-reitora acadêmica da UCS, parceria com outras instituições permitem que a universidade ofereça toda a estrutura que já possui, desde o credenciamento do Ministério da Educação (MEC) para cursos que a outra instituição não têm, ao corpo docente e experiência em pesquisa, por exemplo.
Além dos cursos de pós-graduação, Flávia destaca o crescimento da procura de alunos de fora para as chamadas segundas faculdades, tanto em licenciatura quanto em bacharelado. Flávia chama atenção ainda para as disciplinas em fluxo contínuo, chamadas também de isoladas, que são aquelas que os alunos podem fazer a qualquer momento do curso.
— Tem alunos de várias regiões do país buscando a UCS pelas credenciais que possui. Tenho um aluno de Ciências da Computação que mora na Bahia. Ele disse que está experimentando a universidade com as aulas remotas. E, quando tiver aulas presenciais, pretende alugar um apartamento e vir morar em Caxias — conta a pró-reitora acadêmica.
A universidade caxiense também tem parcerias na pós-graduação com instituições de Ceará, Bahia, Mato Grosso, Santa Catarina, entre outras regiões do país.