Um dos principais polos malheiros da Serra, Farroupilha concentrou boa parte do movimento de vendas dos últimos dias por conta do frio, que é o principal carro-chefe de vendas do setor. O estacionamento de um dos principais shoppings da cidade, o Centro de Compras Farroupilha, ao lado da rodoviária, estava lotado no último sábado. Em entrevista na manhã desta segunda-feira (31) ao programa Gaúcha Hoje, da Gaúcha Serra, o presidente da Associação dos Centros de Compras da Serra Gaúcha (Acecors), Paulo Dalsochio, disse que as baixas temperaturas, que vieram mais cedo neste ano, já fazem os negócios locais superarem as vendas em relação ao mesmo período do ano passado.
— As vendas estão boas. Se continuar o frio e as lojas abertas nos três estados do Sul, nos próximos dias, podemos igualar ou chegar muito próximo do que tínhamos antes da pandemia — projeta Dalsochio.
Embora não tenha os números fechados, o presidente da associação destaca que esta comparação é baseada em faturamento. O movimento de excursões, no entanto, ainda está longe de chegar aos níveis pré-pandemia, porque as pessoas viajam menos, conforme Dalsochio.
— Como os lojistas ainda têm receio de fechar, as compras também ainda estão em volume menor — aponta.
Com isso, mesmo que a demanda do consumidor esteja acima das expectativas, a reposição de estoques pode demorar mais justamente por esta maior cautela do setor. O presidente da Acecors ressalta, no entanto, que as malharias têm estoque suficiente, embora também enfrentem alguns entraves comuns da produção industrial, como o aumento do preço da matéria-prima.