Após conquistar a terceira colocação na etapa regional do Torneio Sesi de Robótica FLL neste mês, a Tecnoway, equipe de robótica da escola caxiense Caminho do Saber, se prepara para a etapa nacional. Os sete integrantes têm até o dia 26 do próximo mês para incrementar o projeto apresentado nas regionais.
Os integrantes da equipe vêm desenvolvendo ao longo dos últimos meses um colete que promete potencializar a prática de exercícios físicos. Ele utiliza uma técnica de eletroestimulação que contrai a musculatura. Essa prática estimula a circulação sanguínea, o que diminui a flacidez e melhora o tônus muscular, além de colaborar com a perda de calorias em pouco tempo de atividade física.
O que existe hoje são aparelhos em centros de treinamento ou academias que realizam esse trabalho usando uma técnica parecida. A ideia da Tecnoway, no entanto, é estimular a autonomia, criando um colete e um aparelho que podem ser usados em casa ou em parques, por exemplo. O grupo responsável pela criação do projeto é formado por alunos do Ensino Fundamental e Médio.
A competição utiliza quatro critérios principais de avaliação: inovação na resolução de problemas; criação de um robô para cumprir missões em uma arena de competição; design mecânico e programação do robô; além de trabalho em equipe. Na etapa estadual, a equipe caxiense foi selecionada entre cerca de 2,6 mil alunos. Nesta nova etapa, a Tecnoway disputa com 72 equipes de 21 estados, sendo 442 jovens.