Não é só o comércio que está autorizado a funcionar por convenção coletiva na próxima na quarta-feira (26), feriado de Nossa Senhora de Caravaggio em cidades da Serra. Para muitas indústrias da região, a quarta será dia normal de trabalho. Isso é possível porque muitas empresas estão trocando o feriado no meio da semana por um dia a mais no feriado seguinte, de Corpus Christi, que cai em uma quinta-feira.
Entre as empresas que vão adotar a medida em Caxias do Sul estão, por exemplo, a Móveis Marelli, Zurlo Implementos Rodoviários, AumaqRS, EloBras Indústria de Plásticos, Ter Brasil Equipamentos Hidráulicos e Reval Serras e Corte Laser.
No caso das indústrias metalmecânicas, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos diz que cada empresa está autorizada a fazer a troca, só em algumas circunstâncias precisam de votação e homologação do sindicato.
Entre as empresas maiores, a Marcopolo adotou a mudança, mas a folga será na próxima segunda-feira, e não no feriado de Corpus Christi. Já as Empresas Randon vão manter o feriado no dia 26 de maio mesmo, tanto nas unidades do bairro Interlagos quanto no bairro Forqueta.