Uma das maiores livrarias de Caxias do Sul não resistiu aos efeitos da pandemia e fechou as portas no fim do último mês. A Nobel, no Bourbon San Pellegrino, ocupava uma área de 230 metros quadrados no segundo andar do shopping.
A operação foi iniciada em 2009 e, desde 2017, era administrada por Iseberg Preussler Nonemacher e Maurício Luis Nonemacher. Mesmo com negociações com o shopping para reduzir o custeio da franquia, o que prorrogou o fechamento inicialmente planejado para o início do ano, o casal tomou a decisão definitiva após a segunda onda de covid-19 e a bandeira preta provocarem o fechamento das atividades por diversas semanas consecutivas.
— Vai deixar saudades para muitas pessoas, mas fomos ao limite ou até um pouco além dele — explica Nonemacher.
Entre os motivos que levaram ao encerramento das atividades está a redução de 45% nas vendas em relação ao que a livraria comercializava antes da pandemia.
— Não conseguimos, com esse volume de vendas, confrontar as despesas fixas que tínhamos no empreendimento porque é uma locomotiva que está sempre andando. E, além disso, temos a concorrência com o comércio eletrônico — acrescenta o proprietário.
Cinco pessoas deixam de trabalhar com o fechamento da unidade. Os proprietários não têm intenção de reabertura em nenhum outro local para o comércio físico. A maior parte do estoque era de produtos consignados das editoras, materiais já devolvidos. Produtos próprios, como materiais escolares e itens de presente, deverão ser repassados para empresas locais interessadas em parceria para a revenda.
Além da Nobel, o Bourbon San Pellegrino confirma o fechamento das lojas Casa & Cia no térreo, e da Croasonho no primeiro andar. O shopping está negociando com outras marcas para a ocupação dos espaços, mas no momento não há lojistas confirmados.