Tradicionais bares da Serra, cujos estabelecimentos em si já são personagens, locais onde já foram decididas eleições municipais, negócios foram acordados e amizades criadas, estão sendo fortemente impactados pela pandemia. É o caso da Bar 13, na Avenida Júlio de Castilhos, em Caxias do Sul, que será levado para outro endereço. É o fim de uma tradição no centro da cidade após quase 45 anos, mas não é o fim da marca.
O proprietário William Patrick da Silva pretende levar a operação para o Qu4tro Complexo Gastronômico, no bairro São Pelegrino, outro empreendimento que é sócio.
— Já tínhamos essa ideia de fazer a mudança desde quando abriu o Qu4tro. A pandemia acelerou isso. Temos novos planos, de dar uma rejuvenescida. Por ser tão histórico, queremos manter a tradição, mas colocar em um lugar diferente e trazer novos clientes — aponta William.
Também pesou para a decisão o valor do aluguel central com o movimento em queda por conta da covid-19.
— Como a gente tem três restaurantes, foi preciso “estancar o sangramento” e o Bar 13 era o menos rentável — aponta o também sócio do Tsuru Sushi & Wine Bar.
O último dia de portas abertas do Bar 13 na Júlio de Castilhos será nesta sexta-feira (16). William diz que tem até o final do mês para entregar o ponto histórico. Em agosto de 2019, Valmor José Berzaghi, conhecido como Cabeça, se aposentou e vendeu o tradicional estabelecimento para William e outros dois sócios. Levou com ele o acervo histórico de fotos de personagens históricos que passaram pelo lugar. Atualmente, apenas William ficou de sócio do local.